VILLA NA FOZ

Ano: em curso

Local: Porto

Arquitetura: Alessandro Pepe, Arquitetos

 

O edifício insere-se numa área histórica e assenta numa linguagem arquitetónica tradicional portuguesa, casa bloco, térrea numa forma prismática, com cobertura em telha cerâmica e as fachadas em alvenaria de pedra com certos pormenores que são de salientar e de conservar, tal como toda a sua arquitectura pois são elementos importantes que contam a história do edifício e toda a sua envolvente.

Todos os processos de conceção de reconstrução do edifício assentam numa matriz e volumetria existente com a introdução de um novo piso com pilares e vigas de betão armado que confinam as novas paredes de alvenaria resistente. O interior assenta numa linguagem arquitetónica moderna, funcional e adaptada aos novos modos de vida com uma nova linguagem e organização espacial abraçada a pormenores relevantes como as janelas e algumas paredes em pedra trabalhadas.

Devido ao estado de conservação dos elementos de madeira do tecto do andar foram substituídos por uma laje aligeirada de vigotas pré-esforçadas que assentam numa viga periférica sobre as paredes de alvenaria de pedra existentes ligadas por ferrolhos. A estrutura de cobertura é constituída por vigas de madeira.